Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As pessoas dentro de você


Aprendi isso com meu professor de filosofia: você tem inúmeras pessoas dentro de sí. Dentro do seu próprio eu. Já fui e sou filha, irmã, namorada, prima, amiga, colega, neta, nora, afilhada, conhecida, 'aquela lá', entre tantas outras que eu ainda não tive a capacidade de ser e conhecer. Acredito que esteja aí o fato de sermos 'únicos' no mundo. Para você ser precisa, em primeiro lugar, haver uma segunda pessoa. Ela te conhece e acaba nascendo dentro de você, um novo eu, uma nova pessoa, De desconhecido, você acaba ganhando derivados e qualidades. Se tornando assim, uma pessoa especial, necessária ou essencial na vida de outra pessoa.

Para mim, a vida se resume nisso: as pessoas que você cativa. Que nós não levamos nada dessa vida, isso não é novidade para ninguém, mas poucos sabem o que é que realmente precisam conquistar na vida e da vida. Eu quero colecionar carinho, ter um caminhão de afeto e uma cidade de pensamentos que me façam presente na vida das pessoas que amo. Mas o ponto principal, não sou eu.

Vou falar da segunda pessoa. Vou falar daquela que me conheceu, que me deu qualidades, nomes, apelidos carinhos e tantas outras coisas que me fizeram única na vida dela. Dizem que não podemos ser felizes o tempo todo. Que precisamos apanhar, precisamos perder. Precisamos sofrer. Nunca e em hipótese alguma, se a felicidade dependesse apenas de cada um, seríamos infelizes. A felicidade esta no outro e a felicidade depende do outro. Depende do estado de humor, depende da vida e das cicatrizes que ele trouxe consigo.

Quero falar outra coisa tambem. Do mesmo modo que temos como criar a vida, podemos tambem matá-la dentro do outro. A mesma pessoa que nasceu em você por causa daquela segunda pessoa, pode tambem, morrer justamente por causa dela. É por isso que perdemos amigos. É por isso que perdemos grandes amores. Tambem é por isso que sentimentos mudam drasticamente dentro de nós.

A responsabilidade em cuidar daquilo que nos tornamos na vida de uma pessoa, esta inteiramente dentro de nós e em nossas mãos. Se você abrir os dedos, ela escapa. Se você fechar a mão, ela morre.
V.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário